O Brasil e o Chumbo.

10:25 AM






O Brasil hoje tem uma quantidade gigantesca de cosméticos variados. A mulherada adora quando chega uma novidade nas revistas da AVON, JEQUITI, MARY KAY,   etc...
O que a mulherada não sabe é que os batons que compram contém chumbo, e o mesmo é responsável por dar câncer.


Quer saber se seu batom tem chumbo? é  SUPER fácil.
Pegue um anel ou algo que você tenha que seja de OURO na sua casa, passe o batom na mão e esfregue o objeto de ouro em cima dele, caso o batom fique mais escuro do que realmente é, ele contém chumbo.




O chumbo é um metal pesado encontrado na natureza e é obtido a partir da galena (sulfato de chumbo - PbS). Ele se funde a 327 graus e quando é aquecido acima de 550-560 graus emite vapores muito tóxicos que, em contato com o ar, se transformam em óxido de chumbo.





Efeitos Bioquímicos: anemia, que ocorre somente com altos níveis de exposição. Efeitos no Sistema Nervoso Central: encefalopatias com irritabilidade, cefaléia, tremor muscular, alucinações, perda da memória e da capacidade de concentração. Esse sintomas podem progredir até o delírio, convulsões, paralisias e coma.
Efeitos no Sistema Renal: dano reversível no túbulo proximal e uma lenta e progressiva deficiência renal.
Efeitos no Sistema Gastrointestinal: intoxicações severas podem ocasionar constipação, diarréia e gastrite.
Efeitos nos Ossos: pode afetar o metabolismo do osso no período da menopausa na mulher, contribuindo para o desenvolvimento da osteoporose. O osso pode servir como biomarcador de exposições passadas, pois a meia-vida neste compartimento é longa.
Outros Efeitos: Estudos epidemiológicos demonstraram que o chumbo está associado a deficiências neurocomportamentais em crianças. Os efeitos do chumbo na função reprodutora masculina limita-se a morfologia e ao número de espermatozóides. O chumbo não parece ter efeitos nocivos na pele, nos músculos e nem no sistema imunológico.


  • O CHUMBO PASSA DE MÃE PRA FILHO DURANTE A AMAMENTAÇÃO

Essa tabela mostra os valores que são considerados NORMAIS e aceitáveis de chumbo no organismo regulamentados pela Portaria n° 12, de 06/06/83 (o certo seria não ter nada, porém ainda estamos falando do Brasil)

IBE Valor Normal LTB
Chumbo no sangue Até 40 m g/dL 60 m g/dL
Chumbo na urina Até 65 m g/L 150 m g/L
Ácido delta amino-levulínico desidratase 30-60 U/L 10 U/L
Protoporfirina zinco Até 75 m g/dL 200 m g/dL
Protoporfirina livres Até 60m g/dL 300 m g/dL
Ácido delta amino-levulínico na urina Até 4,5 mg/L 15 mg/L
Coproporfirina urinária Até 150 m g/L 200 m g/L


    
No site da Safe Cosmetics você achará uma lista de marcas que usam chumbo nos seus batons e a quantidade que cada um tem, vocês vão notar que a quantidade varia muito de uma cor pra outra. 

batons que contém chumbo

A quantidade que o FDA (que é tipo a Anvisa Norte Americana) recomenda e aprova de chumbo por alimento é 0,1 ppm.
Devem ser evitados não só batons, mas qualquer cosmético que contenha chumbo ou outro metal pesado. A contaminação por chumbo e metais pesados é algo muito sério e não de deve levar na brincadeira.
O câncer hoje é uma das doenças que mais mata no mundo todo e se pudermos começar a evitá-lo deixando de usar os batons que contém chumbo já é um GRANDE começo. Se você não tem algum batom que não contenha chumbo não precisa se desesperar, comece usando dia sim/ dia não os seus batons, assim você já diminui bastante o nível de chumbo que entra no seu organismo.

Quer saber mais ? Entre nesses sites e leia mais sobre os males que o chumbo pode causar pra nós.
Contaminação por chumbo
Contaminação por metais pesados

Espero ter ajudado ;)

Fontes : E ai, beleza. http://portalteses.icict.fiocruz.br/transf.php?id=00006602&lng=pt&nrm=iso&script=thes_chap


Você também vai curtir

0 comentários